Mais informações
VACINA DA GRIPE
A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos, praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.
O QUE É A VACINA DA GRIPE?
No Brasil, a vacina contra gripe é feita com o VÍRUS MORTO. Ela contém apenas algumas proteínas específicas do vírus Influenza, chamadas antígenos, que são capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.
O vírus Influenza é famoso pela sua ELEVADA FREQUÊNCIA DE MUTAÇÃO, o que compromete a capacidade do sistema imunológico de criar anticorpos que sejam eficazes a longo prazo. Você pode ter uma gripe hoje e criar anticorpos altamente efetivos contra o vírus Influenza. O problema é que, nos anos seguintes, há uma grande chance do vírus circulante já ser diferente daquele que lhe contaminou. Os anticorpos que você criou agora já não serão efetivos, ou serão parcialmente efetivos, contra a nova cepa mutante.
Para que uma vacina seja efetiva, ela precisa ser eficaz contra MAIS DE UM TIPO DE INFLUENZA e precisa ser frequentemente ATUALIZADA, de forma a estar sempre ativa contra as mutações mais recentes.
Por isso, novas vacinas são produzidas anualmente com o objetivo de cobrir as cepas do vírus Influenza que circulam mais recentemente.
Atualmente, a produção das vacinas leva, em média, seis meses a partir da seleção das cepas circulantes até o produto final disponível para distribuição. Como as campanhas de vacinação são feitas no outono, a vacina costuma ser elaborada nos meses anteriores, geralmente na primavera. Desta forma, excetuando-se casos de súbitas mutações de grande intensidade, raramente existem desemparelhamentos entre as cepas cobertas pela vacina e as cepas que circulam entre a população.
A escolha pelo outono deve-se pelo fato do sistema imunológico PRECISAR DE CERCA DE 1 MÊS para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o PICO DE INCIDÊNCIA DA GRIPE OCORRE NO INVERNO, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.
É bom destacar que a vacina contra gripe não contém todas as cepas conhecidas do Influenza, apenas aquelas que provavelmente estarão mais ativas no próximo inverno. Para 2015, a ANVISA, com apoio da Organização Mundial de Saúde, já definiu que a vacina contra a gripe no Brasil terá atividade contra as seguintes variações do Influenza:
- Influenza A/California.
- Influenza A/Switzerland.
- Influenza B/Phuket.
- Influenza B/Brisbane.
Como a vacina é feita com proteínas específicas do vírus, ela também pode ser eficaz contra diversas outras cepas do Influenza. Por exemplo, a composição da vacina de 2015 também será efetiva contra as cepas de Influenza A/South Australia, A/Norway, A/Stockholm, e o H1N1 de 2009, pois todas elas possuem os antígenos que estarão presentes na vacina.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA GRIPE?
Qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. Porém, há certos grupos que devem receber prioridade nas campanhas de vacinação, pois são eles que apresentam maior risco de desenvolver complicações. No caso da gripe, o objetivo das campanhas de vacinação não é eliminar a circulação do vírus, mas sim reduzir a incidência de complicações e, consequentemente, o número de óbitos.
Por isso, o público alvo destas campanhas são PROFISSIONAIS DE SAÚDE, indivíduos com MAIS DE 60 ANOS, CRIANÇAS ENTRE SEIS MESES E CINCO ANOS DE IDADE, GESTANTES, INDÍGENAS, PRESOS, PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS e TRANSPLANTADOS.
MESMO VACINADO É POSSÍVEL FICAR GRIPADO?
Sim, a vacina cobre as principais cepas, mas não cobre todas. A TAXA DE SUCESSO É DE CERCA DE 70 A 90%. Porém, a maioria das pessoas que diz ter ficado gripada mesmo tendo se vacinado, na verdade apresentaram quadro de resfriado. Como a maioria da população não sabe distinguir uma gripe de um resfriado, essa confusão é frequente.
POSSO TOMAR A VACINA EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO?
Até pode, mas como o pico de eficácia da vacina ocorre nos primeiros 3 meses, o ideal é tomá-la ANTES DO INVERNO, que é a época que os surtos de gripe costumam surgir. Tomar a vacina muito antes da época de surto pode fazer com que a sua eficácia não seja a pretendida.